Sul da Ilha

A diversidade é a principal característica da Costa Sul. Entre as praias encontram-se opções de lugar quase desertos para quem busca sossego, mar calmo para famílias com crianças, ótimas ondas para os surfistas, combinação de vento e ondas para os praticantes de kitesurf, mirantes, dunas, casarios açorianos, gastronomia típica, comunidade simpática e compromisso com a preservação ambiental.

Praias

Campeche

campeche2

A Pousada Natur Campeche fica localizada na praia do Campeche, com 3 quilômetros e meio de extensão, que fica localizada entre as praias Joaquina e Morro das Pedras, sem no entanto haver marcos geográficos nestas divisas. A faixa de areia branca e fina é larga, às vezes com formação de dunas. Mar com ondas, sendo as direitas com ondulação sul muito esperadas pelos surfistas. Leia mais.

Morro das Pedras

morro-pedrasA praia tem quase 2 km de areias fofas sem quiosques. As boas ondas, que em alguns trechos quebram nas pedras, atraem os surfistas. Nas proximidades ficam a Lagoa do Peri, com pequena praia e trilhas, e o Retiro dos Jesuítas, antiga construção com um mirante de onde se avistam belas paisagens da região. Do mirante, junto ao asfalto, você avista o mar aberto, tendo ao seu lado esquerdo a Praia do Morro das Pedras e Ilha do Campeche e em seu lado direito a Praia de Armação.

Lagoinha do Leste

lagoinhaUm dos últimos redutos de Mata Atlântica preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste compreende praia, costões, lagoa, cachoeira e a mata nativa. A única maneira de chegar à deserta praia é a pé, através de duas trilhas. A mais rápida dura 1h e a mais lenta, cerca de 3h. O longo percurso vale a pena por mostrar paisagens deslumbrantes. Em Lagoinha não há estrutura de bares – leve água e lanche e lembre de trazer seu lixo de volta. Leia mais.

Armação e Matadeiro

armacao-matadeiroAlém das belezas naturais as Praias Matadeiro e Armação foram muito importantes para a história da Ilha de Santa Catarina. Na Praia da Armação era aonde os pescadores partiam para caçar as baleias e na Praia do Matadeiro era aonde as matavam. Da Armação partem barcos diariamente para passeios na Ilha do Campeche. Ela é considerada um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha. Alguns trechos têm boas ondas, reunindo também os surfistas.

Ribeirão da Ilha

ribeiraoCom águas calmas, a praia do Ribeirão da Ilha abriga uma vila de pescadores que ainda preserva a arquitetura açoriana. O cultivo de ostras é comum na região e estas iguarias podem ser apreciadas ali mesmo. Uma das mais antigas comunidades da ilha, exala história. Ali são cultivados costumes como terno-de-reis (tocadores e cantadores que vão de casa em casa), boi-de-mamão e pau-de-fita.

Pântano do Sul

pantanoUma das mais importantes colônia de pescadores da ilha está na praia do Pântano do Sul. Com pouco mais de 2 km de extensão, é repleta de bares e restaurantes especializados em frutos do mar. Em alguns trechos, as ondas fracas são ideais para famílias com crianças.

Praia da Solidão

solidaoPequena enseada cercada de morros, a praia da Solidão é semi-deserta. Uma trilha leva à cachoeira que dá nome à praia, proporcionando refrescantes banhos para os adeptos do ecoturismo.

Praia dos Naufragados

naufragadosDe acesso difícil (caminhada de aproximadamente 40 min. em trilha), esta praia é pouco freqüentada. Com muitas ondas e bares simples, é indicada para os adeptos do camping e do trekking. Leia mais.

Açores

praiaacoresAcessível por avenida asfaltada, a praia dos Açores é cercada de morros, oferecendo aos adeptos do trekking diversas trilhas em meio à Mata Atlântica.