Apresentação
História
O Natur Campeche Hotel Residencial nasceu no ano de 1991, A inspiração veio de uma pousada encantadora que o idealizador, proprietário e diretor Talmir Duarte conheceu em Porto Seguro na Bahia.
Os turistas vinham a Florianópolis para passar vários dias, gente de todos os lugares, muitos argentinos nas praias mais movimentadas ao norte e os que desejavam mais tranqüilidade escolhiam o sul, por seus recantos aconchegantes e a cultura local, assim como na costa leste.
Assim, no verão de 1992 estavam prontos os primeiros aptos, tipo “apart”, oferecendo cozinha e sala integradas, sendo esta semi-dividida com o quarto, banheiro e sacada com vista para a natureza.
Gradativamente o jardim, foi se avolumando, árvores e arbustos crescendo e se transformando no que é hoje este belo lugar, segundo um hóspedes austríaco, “este é um dos jardins mais lindos e ricos devido à diversidade de plantas”.
No ano seguinte mais aptos estavam prontos e tudo dentro de um projeto pré-concebido. Surgiram os “apart superiores “, com área de quarto maior e com decoração e ambientação diferenciada, oferecendo ar condicionado.
Na verdade todos os apartamentos são muito bem ventilados, devido à construção realizada no sentido de privilegiar excelente aeração, luminosidade e visibilidade.
Cinco anos depois do início de tudo, portanto em 1996, foi construída uma nova ala, com os “apartamentos standard”, salão de café, cozinha e outros ambientes de apoio aos serviços.
Os jardins continuavam a ser melhorados e a tranqüilidade como marca foi se consolidando e conquistando gradativamente mais clientes hóspedes buscam a paz, a natureza e ao mesmo tempo proximidade com a praia (900m). Outras facilidades como o fácil acesso ao aeroporto, ao centro da cidade e a vida noturna, gastronômica e de lazer da Lagoa da Conceição.
Ao completar 13 anos o empreendimento ganhou área de lazer e hoje o Hotel oferece piscina e lindo gazebo, todo em madeira e vidro, com banheira de hidromassagem com água quente para oito pessoas. O jardim tem uma espécie de sala de estar na sombra das árvores, um redário e a churrasqueira.
Durante estes anos o hotel recebeu pessoas vindas dos mais diferentes rincões brasileiros e estrangeiros, estes ficando hospedados por longos períodos. Entre os ilustres o hotel destaca a cantora Elba Ramalho, que se hospedou acompanhada de Galeano, seu companheiro. Enfim, foram muitas pessoas queridas e amantes da natureza de Santa Catarina, assim como o idealizador deste empreendimento hoteleiro.
Ao longo dos anos a equipe consolidou o comprometimento com a melhoria contínua para a satisfação dos hóspedes em suas viagens.
Responsabilidade Cultural
Para quem pensa que só paulista, mineiro, baiano, carioca e gaúcho têm dicionário próprio, vem aí o Dicionário Real do Catarinense!
- Abobado – Metido a besta
- Bobiça – Coisa sem importância
- Cabeu – Passado do verbo caber (Ele coube)
- Caxão pro Bili – Expressão que indica que algo deu errado
- Champinha – Tampa metálica da garrafa
- Claps – Alçapão pra pegar passarinho
- Coça – Surra
- Comprar um chôn – Comprar um terreno(coisa de rioestense…hehehe)
- Da-de-dedo – Tomar satisfação
- Demonho- Xingamento (tipo Ô DEMONIO!)
- Dérreal – Dez reais
- Deu? -O mesmo que ” tá pronto?” ” acabou? “
- Dipé – O mesmo que “a pé” (cheguei a pé)
- Disaoje- ou Dijaoje – “Há pouco tempo”
- Do rreal – Dois reais
- Éééééégua – Interjeição de espanto (coisa de joinvilense)
- Éééésqua – Interjeição deespanto (coisa de joinvilense)
- Ééééspra – Interjeição de espanto (coisa de joinvilense)
- Embaciado – Vidro sujo
- Esganado – Egoísta
- Fuqui – Fusca
- Galega – Loira
- Ganjudo(a) – Manhoso(a), filho(a) cheio de manias
- Guria – Moça
- Inticar – Provocar
- Javoindo – Estou de saída
- Judiaria – Maus tratos
- Meti a boca- Chamou um monte de palavrão
- Meu Canário – mudança na palavra, paranão ficar chulo (meu c…!)
- Paranho – Aquelas teias de aranha que ficam no canto das paredes
- Pau de virá tripa – Pessoa magrela e alta
- Pêca – Bolinha de gude
- Pisô-se todinho – Se machucou
- Prábunito – Coisa sem utilidade
- Que palha – Que fiasco, que nada a ver
- Ranho – Catarro
- Reinando – Estar bravo
- Sarar o pisado – Curar umaferida
- Se afinou/rachou o bico – Morreu de rir
- Seu istepor -Xingamento ( coisa de manézinho da ilha )
- Tacá-lo pau- Ir bem depressa
- Tanço – Pessoa pouco inteligente
- Tô apurado – Com vontade de ir ao banheiro
- Todavida reto – Siga sempre em frente
- Visse? – Entendeu?
- Xaropear – Incomodar
- Xilóida -O mesmo que estilingue
- Zarco – Ônibus
- Zica – bicicleta
Valores da Empresa
Oferecer hospitalidade de forma a se tornar referência entre hóspedes e setor hoteleiro, facilitar a estadia qualificada de hóspedes mediante a oferta de serviços de hotelaria com ética, respeito às necessidades, cortesia, lucratividade e responsabilidade eco-social.
Responsabilidade Ambiental
A Pousada Natur Campeche assumindo seu compromisso com a Responsabilidade Ambiental, participa de diversos projetos/programas que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está inserida.
PCTS
A Pousada Natur Campeche faz parte de um programa que visa diminuir o impacto ambiental das práticas hoteleiras. A contribuição com a sustentabilidade do planeta é feita através de várias ações como: utilização de aquecimento solar, minuteria, lâmpadas frias, troca de toalha a cada dois dias e de roupa de cama a cada quatro dias, reciclagem de lixo, utilização do lixo orgânico na produção de fertilizante e venda do lixo inorgânico para reciclagem. Os valores arrecadados são empregados em endomarketing, com o objetivo de manter a motivação e garantir o comprometimento dos colaboradores.
Responsabilidade Social
O Hotel Natur Campeche assumindo seu compromisso com a Responsabilidade Social, participa de diversos projetos/programas que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade em que está inserida.
Eleição FCVB Gestão 2008-2009
O administrador e proprietário do Hotel e da Pousada Natur Campeche, Talmir Duarte, reforça seu compromisso com o associativismo. Na gestão 2008-2009, o Florianópolis Convention & Visitours Bureau conta com a participação deste dedicado empresário nas ações de desenvolvimento do turismo de eventos.
Dia do Hoteleiro
A primeira ação de responsabilidade social já virou tradição pois já a realizamos a quase uma década. No Dia do Hoteleiro nós oferecemos um café da tarde para crianças carentes. Mostrando a pousada e o hotel, apresentamos às crianças possibilidades de futuro trabalho como colaboradores ou empreendedores. Além da infra-estrutura e dos serviços de hospitalidade, elas conhecem nossas ações de responsabilidade ambiental, como reciclagem de lixo e compostagem.
Pinte o Futuro (Paint a Future)
Crianças e artistas plásticos de todo o planeta como criadores de um mundo melhor. Crianças carentes pintam seus sonhos sobre um papel. Artistas consagrados do mundo todo incorporam estes sonhos de papel em suas telas convertendo-os em obras valiosas. Os quadros estão à venda e o dinheiro será revertido diretamente para a realização dos sonhos. Um quadro de grandes proporções converte-se em uma casa decente ou em aulas de computação para a comunidade. Com a venda parcelada, a partir de 300 reais ao mês, um comprador poderá pagar diretamente ao professor de computação.
O Amante dos Girassóis
A Pousada Natur firmou parceria com Daniel Lobo para o show de Lançamento do CD “O Amante do Girassol”, em Florianópolis com a participação da Orquestra Camerata Florianópolis, da atriz Mariana Ximenes, Khala Grupo de Dança e convidados, além do próprio Daniel e do pequeno Rafael Fabrin. A iniciativa reúne mais de 100 integrantes entre artistas e técnicos. Metade da renda será revertida ao Lar Recanto do Carinho e Retiro dos Artistas.
Artes marciais para crianças carentes do Campeche
Em conjunto com Milton Garcia, campeão de jiu-jitsu em várias competições nacionais e internacionais, apoiamos a iniciativa de ensinar essa arte marcial para crianças em situação de risco social da região do Campeche, a fim de oferecer-lhes uma possibilidade de vida melhor, desenvolvendo o senso de disciplina, de competitividade e de esportividade.
Associativismo
O empreendedor Talmir Duarte é um incansável incentivador e trabalhador nas entidades representativas do turismo catarinense. Atualmente é Diretor de Segmentação na ABIH-SC e membro da ABIH Nacional. Atua também no SKAL de Florianópolis e no Petit Comite (ABIH/SANTUR) para a promoção do turismo catarinense nos mercados norte-americano e europeu. Foi fundador e é membro da Associação Catarinense dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela.
Programa Bem Receber
Qualificação Profissional e Gestão Sustentável busca contribuir para o aumento da qualidade dos serviços no setor de turismo e da competitividade dos destinos brasileiros. De abrangência nacional, o Programa faz parte de uma estratégia de longo prazo para o desenvolvimento sustentável do setor de turismo. Os parceiros realizadores são o Instituto de Hospitalidade, Ministério do Turismo, Sebrae, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil). O diretor do Hotel Natur Campeche, Talmir Duarte, é um dos empreendedores catarinenses que tem dedicado seu tempo e transmitido seus conhecimentos nestas ações.