O que visitar

Praia do Campeche

Praia do Campeche

O Hotel Natur Campeche fica localizado na Praia do Campeche, com 3 quilômetros e meio de extensão, que fica localizada entre as praias Joaquina e Morro das Pedras, sem no entanto haver marcos geográficos nestas divisas. A faixa de areia branca e fina é larga, às vezes com formação de dunas. Mar com ondas, sendo as direitas com ondulação sul muito esperadas pelos surfistas.

Morro das Pedras

Morro das Pedras

A praia tem quase 2 quilômetros ded areias fofas sem quiosques. As boas ondas, que em alguns trechos quebram nas pedras, atraem os surfistas. Nas proximidades ficam a Lagoa do Peri, com pequena praia e trilhas, e o Retiro dos Jesuítas, antiga construção com um mirante de onde se avistam belas paisagens da região. Do mirante, junto ao asfalto, você avista o mar aberto, tendo ao seu lado esquerdo a Praia do Morro das Pedras e a Ilha do Campeche e em seu lado direito a Praia da Armação.

Lagoinha do Leste

Lagoinha do Leste

Um dos últimos redutos de Mata Atlântica preservados em Florianópolis, o Parque Municipal da Lagoinha do Leste compreende praia, costões, lagoa, cachoeira e a mata nativa. A única maneira de chegar à deserta praia é a pé, através de duas trilhas. A mais rápida dura 1 hora, e a mais lenta, cerca de 3 horas. O longo percurso vale a pena por mostrar paisagens deslumbrantes. Em lagoinha não há estrutura de bares - leve água e lanche, e lembre de trazer seu lixo de volta.

Armação e Matadeiro

Armação e Matadeiro

Além das belezas naturais, as Praias Matadeiro e Armação foram muito importantes para a história da Ilha de Florianópolis. Na Praia da armação era aonde os pescadores partiam para caçar as baleias e na Praia do Matadeiro era aonde as matavam. Da Armação partem barcos diariamente para passeios na Ilha do Campeche. Ela é considerada um dos principais núcleos de pesca artesanal da ilha. Alguns trechos têm boas ondas, reunindo também os surfistas.

Ribeirão da Ilha

Ribeirão da Ilha

Com águas calmas, a Praia do Ribeirão da Ilha abriga uma vila de pescadores que ainda preserva a arquitetura açoriana. O cultivo de ostras é comum na região e estas iguarias podem ser apreciadas ali mesmo. Uma das mais antigas comunidades da ilha exala história. Ali são cultivados costumes como terno-de-reis (tocadores e cantadores que vão de casa em casa), boi-de-mamão e pau-de-fita.

Pântano do Sul

Pântano do Sul

ma das mais importantes colônias de pescadores da ilha está na Praia do Pântano do Sul. Com pouco mais de 2 quilômetros de extensão, é repleta de bares e restaurantes especializados em frutos do mar. Em alguns trechos as ondas fracas são ideais para famílias com crianças.

Praia da Solidão

Praia da Solidão

Pequena enseada cercada de morros, a Praia da Solidão é semi-deserta. Uma trilha leva à cachoeira que dá nome à praia, proporcionando refrescantes banhos para os adeptos do ecoturismo.

Praia dos Naufragados

Praia dos Naufragados

De acesso difícil (trilha de aproximadamente 40 minutos), esta praia é pouco frequentada. Com muitas ondas e bares simples, é indicada para os adeptos do camping e do trekking.

Praia dos Açores

Praia dos Açores

Acessível por avenida asfaltada, a Praia dos Açores é cecrcada de morros, oferecendo aos adeptos do trekking diversas trilhas em meio à Mata Atlântica.